Linhas de Pesquisa

1- Educação a distância inclusiva
Objetiva desenvolver pesquisas voltadas para o processo ensino aprendizagem focando a inclusão plena ou universal e seus estudos na análise do ambiente virtual (seu design instrucional, acessibilidade, material didático pedagógico, etc.), e do estudo das relações entre o ensino presencial e a distância e suas múltiplas interfaces com marcadores de diferenças sociais, como classe, etnia, gênero e necessidades educacionais específicas. 
 
2- Formação de profissionais da educação e práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão
Objetiva compreender quais concepções de conhecimento e de formação embasam a prática docente na perspectiva inclusiva. Também as relações sociais quanto a formação de professores com a perspectiva ou não de processo pela via da pesquisa-ação, ou seja, o professor pesquisador; e ainda, sobre as intervenções e/ou ações colaborativas nos contextos de ensino-aprendizagem, sem deixar de lado os processos formativos relacionados aos professores do ensino comum e do ensino especial. 
 
3- Comunicação, Tecnologia Assistiva e Artes
Desenvolver estudos sobre: a) Os recursos de acessibilidade como meio concreto de neutralizar barreiras e inserir indivíduos nos mais diversos contextos de ensino-aprendizagem; b) As tecnologias que possibilitam a otimização na utilização de Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação (SAAC), com a informatização dos métodos tradicionais de comunicação alternativa, como os sistemas Bliss, PCS ou PIC, entre outros; c) O campo da acessibilidade homem-computador e analise de quais recursos de acessibilidade técnico-pedagógicos são usados para pessoas com necessidades educacionais especiais para apropriação de ferramentas computacionais, na interação com ambientes digitais/virtuais. d) A arte na educação como linguagem e a relação que desempenha na formação humana para a inclusão. 
 
4- Movimentos sociais, políticas e cultura inclusiva.
Busca estudar as políticas públicas inclusivas e sua conseqüente ação para garantir educação a todos os indivíduos de uma sociedade, bem como a compreensão das condições de implementação das políticas inclusivas relacionadas ao estudo de etnia, gênero, grupos minoritários e necessidades educacionais específicas. Objetiva ainda pesquisar sobre o movimento de transformação da cultura da instituição educacional numa cultura orientada pela e para a inclusão envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar como co-participes deste processo.