A origem do Grupo


O Grupo de Pesquisa Viver Diferente, mas não desigual é vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Mato Grosso – IFMT, Campus Cuiabá. E pauta seus objetivos na missão do IFMT “ações que devem sempre objetivar a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural do país, sem perder de vista o seu caráter inclusivo e sustentável”.
Prioritariamente, as áreas temáticas são Educação, Psicologia, Sociologia, Política e Tecnologias, tendo como foco de interesse a problematizações acerca das questões da inclusão, necessidades educacionais especiais, étnico-raciais, gênero e sexualidade, bem como seus entrelaçamentos com a educação, artes e uso de tecnologias. O Grupo concentra-se em quatro linhas de pesquisa: Educação a distância inclusiva; Formação de professores e práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão; Comunicação, Tecnologia Assistiva e Artes; Movimentos sociais, políticas e cultura inclusiva. Tais áreas sintetizam aspectos fundamentais de uma sociedade inclusiva na busca pela compreensão da vida contemporânea. Compreende-se a necessidade em firmar entre estas linhas um elo na medida em que o conhecimento investigado sirva de aporte metodológico para estudantes das Instituições representadas no Grupo, na sua iniciação à pesquisa e a docência.
O Grupo constitui-se por pesquisadores de diferentes instituições e estados, com titulações também diferenciadas: Doutores, Mestres, Especialistas e graduandos, assim com são diferenciadas as formações acadêmicas.