quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MEC Daisy: mais autonomia aos deficientes visuais


MEC Daisy: mais autonomia aos deficientes visuais




O Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, lançou uma ferramenta que transforma o texto escrito em áudio. Era tudo o que as pessoas com deficiência visual precisavam para ter acesso a obras que não estão disponíveis em braille. Com base no padrão internacional Daisy, a nossa ferramenta foi adaptada para as necessidades do país, com narração de textos em português, por exemplo. Quem estiver interesse poderá usar a Mec Daisy gratuitamente, no portal do MEC.

Mas o que ela traz de benefícios para o deficiente visual? Autonomia. Agora será possível ler qualquer texto contido no computador. Sem falar que os recursos de navegação são bem simples. A partir de movimentos de teclas de atalhos ou do mouse, é possível fazer anotações e marcações no texto, avançar e recuar na leitura. Sem falar que o software tem uma opção de impressão em braille.

Os programas de leitura para deficientes visuais existentes no mercado têm recursos limitados, impedindo o acesso autônomo às obras. O Mec Daisy permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito.

A proposta não é usar a ferramenta para substituir o sistema braille. De acordo com o MEC, foram investidos R$ 680 mil para criar o programa. A pasta vai destinar ainda R$ 180 mil a cada um dos 55 centros de produção - CAP. A ideia é produzir os livros didáticos em formato acessível para os alunos com deficiência visual dos anos finais da Educação Fundamental e do Ensino Médio das redes estadual e municipal. Estas obras serão distribuídas às escolas a partir de 2011. O material também vai integrar o Acervo Digital Acessível, espaço virtual criado pela Universidade de Brasília (UnB) para pessoas com deficiência visual.

Os interessados podem baixar o Mec Daisy no site www.intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy ou no portal do MEC, www.mec.gov.br.


Acesse aqui o instalador do MEC/DAISY

Nenhum comentário:

Postar um comentário