terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto da linha de pesquisa Comunicação, Tecnologia Assistiva e Artes ... Evento em parceria -VDND/NEDETA

Projeto da linha de pesquisa Comunicação, Tecnologia Assistiva e Artes ... Evento em parceria -VDND/NEDETA
O grupo de Pesquisa "Viver Diferente, mas não desigual" (VDND) em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade promovem a:

I FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
29 e  30 de Setembro e 01 de Outubro de 2011
Local: CENTRO INTEGRADO DE INCLUSÃO E CIDADANIA
Avenida Almirante Barroso, nº 1765
BELÉM - PARÁ
Informações: 91-3277.1909 /91.99850584- cedi@uol.com.br
 Inscrições de trabalhos de 1 de março a 31 de maio de 2011
Objetivos:
Mobilizar a população, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T) voltados para a Tecnologia Assistiva, acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiência, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da Tecnologia Assistiva para a vida das pessoas com deficiência, assim como estimular jovens pesquisadores para produzir conhecimento e desenvolver protótipos e produtos nessa área, conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e da tecnologia e suas aplicações para a inclusão social.
·         Incentivar trabalhos interdisciplinares e a atitude investigativa, buscando estimular o trabalho colaborativo e as atividades de iniciação científica;
·         Exibir pesquisas e protótipos das inovações;
·         Disseminar a importância do estimulo à pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva no Brasil e no Estado do Pará;
·         Difundir o conceito da Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência;
·         Viabilizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores;
·         Divulgar e promover as tecnologias de serviços e produtos já expostos no país;
·         Difundir experiências inovadoras, como um instrumento facilitador no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.
·         Aprofundar o debate sobre o conhecimento produzido pelos pesquisadores, professores e alunos sobre os processos de inclusão e de acessibilidade que contribuem para a promoção humana;Possibilitar interlocução entre as instituições de ensino e pesquisa do País, da Região e do Estado que se fizerem presentes, compartilhando suas experiências
·         Apresentar resultados de pesquisa;
·         Criar um espaço de debate estadual sobre as novas tecnologias
·         Contribuir com novas alternativas para o governo e Sociedade Civil em relação à inclusão social e escolar de pessoas com deficiência

Há paralelamente um concurso de inovação tecnológica em tecnologia assistiva onde alunos do ensino médio, superior e pesquisadores poderão apresentar trabalhos nas categorias:
1.Tecnologias Assistivas para deficiência Visual;
2. Tecnologias Assistivas para deficiência auditiva,
3. Tecnologias Assistivas para deficiência física,
4. Tecnologias Assistivas para deficiência múltipla,
5. Tecnologias Assistivas para deficiência Intelectual e
6. Tecnologias Assistivas para deficiência psicosocial.

Para Saber mais acesse: http://www.forumdetecnologiaassistiva.com.br/
Inscrições: http://www.forumdetecnologiaassistiva.com.br/inscricao.php
Regulamento: http://www.forumdetecnologiaassistiva.com.br/attachments/File/documentos/Regulamento_Feira.pdf

Um comentário:

  1. Mais informações sobre o evento...

    Os interessados de outras regiões também podem participar inscrevendo trabalhos científicos.
    http://www.forumdetecnologiaassistiva.com.br/trabalho_cientifico.php

    A Feira Paraense de Tecnologia Assistiva Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência pela primeira vez na região, a proposta dessa feira é ser uma mini REATECH (Feira Internacional de reabilitação, inclusão e acessibilidade).no estado do Pará, o evento reunirá fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiências, discutirá leis e melhorias na qualidade de vida, abordará tecnologia assistiva e acessibilidade, geração de empregos e tantos outros assuntos que são do interesse de um numeroso e, invariavelmente, esquecido público que soma quase 27 milhões de cidadãos brasileiros. A feira será destinada não somente a pessoas com deficiências, mas também a seus familiares, e profissionais do setor de inclusão, reabilitação, acessibilidade, educação e tantos outros.



    Serão realizadas várias atividades, além da exposição em stands dos protótipos e produtos desenvolvidos, tais como: Conferências, Palestras com debates, workshops, Mesas Temáticas e Apresentação de trabalhos. A feira mostrará as inovações tecnológicas nessa área servindo como vitrine para as discussões teóricas e práticas que se desenvolvem no universo acadêmico.

    Os conteúdos de todas as atividades devem atender aos objetivos e temáticas do evento.



    Foi deflagrado um concurso de inovação tecnológica em tecnologia assistiva onde alunos do ensino médio, superior e pesquisadores estão sendo estimulados a apresentar trabalhos Sendo instituído o I Prêmio de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Região Norte



    Os trabalhos serão avaliados por um comitê de pesquisadores da área e serão premiados conforme critérios estabelecidos pelo comitê considerando relevância, adequação ao nível escolar do expositor, aplicabilidade e possibilidades de parceria com empresas para desenvolvimento dos produtos.



    O Prêmio de Inovação e Inclusão Social será para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por inventores da Região Norte nessa área.

    Estão abertas as inscrições para o I Prêmio de Tecnologia Assistiva e Acesssibilidade da Região Norte, que será realizado em Belém. O Prêmio faz parte da programação da I FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA que acontecerá no mês de setembro.


    Para participar do Prêmio os interessados deverão submeter as inscrições de seus trabalhos no periodo de 01 de março a 31 de maio de 2011. Será permitida a inscrição em mais de uma categoria.


    A Tecnologia Assistiva procura desenvolver recursos que auxiliem as atividades das pessoas com deficiência, podendo ser aplicada ao campo das atividades físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas ou sociais.

    Cada uma das seis categorias principais do concurso comporta três subcategorias, são elas: Professores e alunos do Ensino Médio; Professores e alunos do Ensino Superior; e esquisadores de Instituições ou de empresas que desenvolvem pesquisas nessa área.


    Os trabalhos podem ser voltados para os mais diferentes aspectos, como acessibilidade arquitetônica, tecnologias da informação e comunicação, práticas sociais, tecnologias no ensino de crianças, entre outros.


    Para concorrer, os trabalhos precisam ter sido produzidos na forma de protótipo e ou relato de experiências e obtido resultados. Tecnologia já implementadas também podem concorrer.


    O julgamento do mérito será feito por uma equipe formada por profissionais atuantes nas áreas correlatas à Tecnologia Assistiva.


    Maiores informações e o regulamento completo estão disponíveis no site www.forumdetecnologiaassitiva.com.br ou pelos fones 3277-1909 e 9985-0584.

    ResponderExcluir