segunda-feira, 26 de março de 2012

02/04 - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo



O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.


autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade decomunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento(TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD)

Para saber mais acesse... http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo 

Características do autismo


 Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com  autismo usualmente exibem pelo menos metade das  características listadas a seguir:
  1.  Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
  2.  Riso inapropriado
  3.  Pouco ou nenhum contato visual
  4.  Aparente insensibilidade à dor
  5.  Preferência pela solidão; modos arredios
  6.  Rotação de objetos
  7.  Inapropriada fixação em objetos
  8.  Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
  9.  Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
  10.  Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
  11.  Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
  12.  Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
  13.  Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
  14.  Recusa colo ou afagos
  15.  Age como se estivesse surdo
  16.  Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
  17.  Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
  18.  Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos
Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.


Mobilize-se

- Imprima e distribua na escola a revista em quadrinhos "Um amiguinho diferente", disponível para download aqui;
- Peça para que a escola estimule os pais e os professores a acessarem websites sobre o tema, como: Associação  de Amigos do Autista (www.ama.org.br ), o web site oficial do World Autism Awareness Day  ou o website www.mundoasperger.com.br;
- imprima e distribua o texto elaborado "02 de abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo", disponível para download aqui;

Um comentário:

  1. O Núcleo de Autismo do Estado do Pará, em nome de seus funcionários, alunos, familiares e cuidadores agradece a divulgação desta data que simboliza a luta pela inclusão da pessoa com autismo.
    Ao Grupo de Pesquisa o nosso muito obrigado!

    ResponderExcluir