sábado, 10 de setembro de 2011

Produção Científica sobre inclusão possui espaço na Feira do Livro


  http://www.uepa.br/paginas/eduepa/eduepa.htm
As publicações sobre inclusão lançadas na XV Feira Pan-Amazônica do Livro pela Editora da Universidade do Estado do Pará, a EDUEPA foram organizadas pelos professores: Ana Irene Alves de Oliveira, Rafael Luiz Morais da Silva e Danielle Alves Zaparoli.
Segundo a Profa. Dra. Ana Irene A. Oliveira, em sua fala no stand da EDUEPA, a inclusão social de pessoas com deficiência tem provocado intensos debates sobre a construção de uma sociedade efetivamente para todos. O princípio de respeito à diversidade e à igualdade de direitos nos serviços de saúde, educação, transporte, lazer, cultura, trabalho, dentre outras, alimenta cada vez mais a ideia de que se faz necessário não apenas adequar as estruturas dos ambientes, eliminando barreiras físicas, mas, também, estimular atitudes pessoais que oportunizem a participação social desse grupo.
Nesse sentido, diversos setores da sociedade civil, organizações governamentais e não-governamentais têm buscado, por meio de diversas medidas, introduzir ações que contemplem a garantia de direitos e o engajamento dessas pessoas nas mais diversas áreas da vida. Por isso, com a finalidade de buscar alternativas possíveis, muitos caminhos estão sendo trilhados, metodologias de ensino aplicadas, tecnologias implementadas para que se possa concretizar a participação, de fato, desse segmento na sociedade.
Resultado do intenso debate realizado no III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente e do II Seminário Nacional de Inclusão Social Mediado pelas Tecnologias Assistivas, ocorrido em Novembro de 2010, em Belém do Pará, os livros “A Quantas Anda a Inclusão?”, “Caminhos da inclusão” e “Inovação tecnológica e inclusão social”, reúnem trabalhos desenvolvidos por diversos pesquisadores e profissionais da área da educação, saúde e tecnologia, com o objetivo de compartilhar experiências na implementação de ações voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência.
                                            

2 comentários:

  1. O Grupo de pesquisa"Viver diferente, mas não desigual", possui nas três obras publicações sobre seus projetos, como os capítulos:
    "Viver diferente, mas não desigual: a constituição do grupo de pesquisa sobre inclusão"; MULTIMÍDIA BIBLIOTECA VIRTUAL INCLUSIVA;ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA REDE FEDERAL
    DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA e Material Pedagógico Virtual Inclusivo.
    Parabéns para os autores pela qualidade dos trabalhos e relevância dos estudos sobre inclusão.

    ResponderExcluir
  2. Eu e uma professora fizemos um artigo que foi publicado no livro “A Quantas Anda a Inclusão?” e “Inovação tecnológica e inclusão social”.
    Gostaria de saber como adquirir esses livros. Você sabe?

    ResponderExcluir