quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Da Terceira a Sétima entre as Dez coisas que seu aluno autista gostaria que você soubesse


3 - Procure por questões sensoriais em primeiro lugar.
Muitas dos meus comportamentos resistentes aparecem por causa de desconforto sensorial. Um exemplo são as luzes fluorescentes, que tem se mostrado ser, cada vez mais, um grande problema para crianças como eu. O barulho que elas produzem é extremamente incômodo para minha audição hipersensível, e os pulsos luminosos que elas emitem podem distorcer minha percepção visual, fazendo com que objetos na sala pareçam estar em constante movimento. Uma lâmpada incandescente na minha mesa irá reduzir a oscilação luminosa. Ou talvez eu precise sentar mais perto d você; eu não entendo o que esta sendo dito por que existe muito barulho ao redor – aquele cortador de grama do lado de fora, Jasmim sussurrando para Tânia, cadeiras sendo arrastadas, apontadores de lápis apontando...
Pergunte à Psicóloga da escola algumas idéias que ajudem o sistema sensorial. É bom para todas as crianças, não só para mim. 

4 - Me dê um intervalo, para permitir que eu me ajuste, antes que eu precise de um.
 Um cantinho silencioso e acarpetado de uma sala com algumas almofadas, livros e fones de ouvidos ajudam a me distanciar e a voltar a interagir quando eu me  sentir preparado, mas nada muito fisicamente distante que empeça que eu volte às atividades naturalmente.

5 - Me diga o que você quer que eu faça positivamente e não imperativamente.
“Você deixou uma bagunça na pia!” é meramente uma constatação de fatos para mim. Eu não sou capaz de deduzir que o que você realmente quis dizer foi: “por    favor, lave seus potes com tintas e coloque as toalhas de papel no lixo”. Não me faça adivinhar ou ter que deduzir o que eu deveria fazer.

6 - Tenha expectativas razoáveis.
Aquelas reuniões escolares com centenas de crianças amontoadas e alguém falando sobre a venda de balas são desconfortáveis e sem sentido para mim. Talvez, nesses momentos, eu fique melhor ajudando a secretária escolar com as circulares.

7 - Me ajude a mudar de atividades.
Eu demoro um pouquinho mais para sair de uma atividade para outra. Me avise cinco minutos antes e dois minutos antes da atividade ser trocada e planeje usar alguns minutinhos a mais para as atividades.  Um relógio ou um timmer  na minha mesa ajudam, dando uma medida visual do tempo que resta  antes da  próxima atividade. Isso me ajuda a administrar o tempo e as transições de forma mais independente.


 Trecho traduzido do livro:
Ten things your student with autism wishes you knew.   
By Ellen Notbohm


Nenhum comentário:

Postar um comentário