domingo, 28 de agosto de 2011

A Décima entre as Dez coisas que seu aluno autista gostaria que você soubesse

10 - Ofereça escolhas reais – e apenas as possíveis.

Não me dê escolhas ou me pergunte “você quer...?” ,a não ser que esteja disposta a ouvir “não” como resposta. “Não” pode ser minha resposta mais sincera para “você quer ler em voz alta agora?” ou “você que dividir as tintas com o William?”. É difícil para eu confiar em você quando escolhas não são realmente escolhas.
  •   Você não percebe a quantidade impressionante de opções que você tem diariamente. Você, constantemente, faz suas escolhas sabendo que, ter         opções e ser capaz de fazer escolhas, lhe dá controle sobre sua vida e sobre o futuro. Para mim, as opções são muito limitadas, e é por isso que é     difícil eu me sentir confiante/seguro. Me dar, constantemente ,opções para escolher , ajuda com que eu me torne mais  ativo e engajado no meu dia a     dia.
  • Sempre que possível ofereça uma escolha dentro de uma obrigação. Ao invés de dizer: “escreva seu nome e a data no início da folha”, diga: “você gostaria de escrever seu nome primeiro, ou gostaria de escrever a data primeiro?” ou “o que você gostaria de escrever primeiro, letras ou números?”.  Me mostrando, em seguida, “viu como o Jason está escrevendo o nome dele no papel?”.
  • Me dar escolhas, me ajuda a aprender comportamentos adequados , mas eu também  preciso entender que, em alguns momentos, você não poderá dá-las. Quando isso acontecer, eu não vou ficar tão frustrado se eu entender o motivo: “Eu não vou lhe dar escolhas nessa situação porque é perigoso e você poderá se ferir.“; "Eu não posso te dar opções porque isso seria ruim para o Danny” (afetaria negativamente outra criança); “Eu lhe dou muitas escolhas, mas agora é necessário que seja a escolha de uma adulto”
  
        Últimas palavras: ACREDITE. Hanry Ford (aquele do carro) disse, “Tudo que você pensa que pode, tudo que você pensa que não pode, você está geralmente certo.” Acredite que você pode fazer diferença para mim. Requer acomodação e adaptação, mas o autismo é uma deficiência ilimitada. Não existe nenhuma limitação inerente às conquistas. Eu consigo perceber muito mais do que me comunicar, e o principal é que eu consigo perceber se você acha que eu “posso conseguir”. Espere mais, e você terá mais de mim. Me encoraje a ser tudo que eu posso ser para que eu possa continuar o caminho mesmo depois de deixar sua sala de aula.  


Trecho traduzido do livro:
Ten things your student with autism wishes you knew.   
By Ellen Notbohm

Nenhum comentário:

Postar um comentário