quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Segunda entre as Dez coisas que seu aluno autista gostaria que você soubesse


 2 - Nunca suponha.

Sem o respaldo de fatos supor é apenas um palpite. Talvez eu não conheça ou compreenda as regras. Eu posso ter ouvido as instruções, mas não tê-las entendido. Talvez eu soubesse ontem, mas não consiga reavê-las hoje. 

Pergunte a você mesma: Você tem certeza que eu sei fazer o que está sendo pedido? 
Se, de repente eu, corro para o banheiro toda vez que você me pedir para fazer um exercício de matemática, talvez eu não saiba fazê-lo e tenha medo que meus esforços não sejam suficientes. Fique comigo durante as varias repetições de uma atividade até eu me sentir competente. Talvez eu necessite praticar mais que outras crianças até conseguir fazer sozinho. 

Você tem certeza que eu realmente conheço as regras?  
Eu compreendo a razão para todas elas (segurança, economia, saúde)? Eu não estaria quebrando a regra por uma razão desconhecida? Talvez eu tenha tirado meu lanche da lancheira antes porque eu estava ansioso em terminar meu projeto de ciências, não tomei meu café da manhã e agora estou faminto. 


Trecho traduzido do livro:
Ten things your student with autism wishes you knew.   By Ellen Notbohm

Nenhum comentário:

Postar um comentário