sábado, 27 de agosto de 2011

A Nona entre as Dez coisas que seu aluno autista gostaria que você soubesse


9 -  Critique gentilmente.
 Seja honesto - o quanto você tolera críticas construtivas? A maturidade e autoconfiança para eu fazer isso podem estar anos luz das minhas habilidades nesse momento. Você não deve nunca corrigir-me? Claro que não. Mas faça isso com carinho, para que eu possa realmente te ouvir. 
  • Por favor! Nunca tente impor disciplina ou me corrigir quando eu estou com raiva, perturbado, retraído, ansioso, ou emocionalmente incapaz de interagir com você.
  • Novamente, lembre-se, eu vou reagir proporcionalmente, ou melhor, à qualidade da sua voz, mais do que às palavras. Eu vou ouvir os gritos e perceber que você está chateada, mas não vou ouvir as palavras e, por isso, não vou ser capaz de entender o que eu fiz de errado. Fale baixo e se abaixe também, para que você se comunique comigo na minha altura ao invés de gritar sobre mim.
  • Me ajude a entender meu comportamento inadequado me apoiando, tentando resolver o problema  e não me acusando. Me ajude a entender os sentimentos que desencadearam meu comportamento. Talvez eu diga que estava com raiva, mas na verdade eu estava com medo, frustrado, triste ou com ciúmes. Investigue além da minha primeira resposta.
  • Demonstre ou encene - me mostre uma maneira melhor de lidar com as situações da próxima vez. Histórias com fotos me ajudam. Esteja pronta para encenar muitas vezes comigo. E quando a oportunidade surgir, me lembre, imediatamente, de como devo agir.
  • Me ajuda muito quando o seu comportamento serve de modelo de como devo me comportar em relação às críticas. 





Trecho traduzido do livro:
Ten things your student with autism wishes you knew.   
By Ellen Notbohm

Nenhum comentário:

Postar um comentário